
A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o regulamento para a transmissão de internet banda larga por meio da rede de energia elétrica, nesta terça-feira (25/08). As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores. A regra também prevê que o uso da tecnologia PLC (Power Line Communications) não poderá prejudicar a qualidade da prestação do serviço de energia elétrica. A legislação regulamenta ainda que as operadoras não vão oferecer diretamente a internet banda larga aos consumidores. Elas poderão, porém, criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. As distribuidoras usarão a tecnologia para melhorar suas próprias atividades, utilizando a internet, por exemplo, para fazer medição eletrônica dos gastos de energia elétrica de seus consumidores, corte e religamento à distância e controle de perdas. Além disso, parte dos ganhos das distribuidoras com a cessão de suas redes para o uso de internet serão computados durante os reajustes das tarifas de energia e poderão levar a uma redução no valor da conta de luz do consumidor. Com o PLC, o consumidor poderá ter a internet banda larga diretamente na tomada. O uso da tecnologia deverá beneficiar principalmente localidades onde a internet de alta velocidade ainda não chega, já que as redes de energia elétrica estão em praticamente todo o país.
Vamos ver quanto tempo vai demorar para esse sistema ser implantado, espero que as pessoas não tentem conectar seus liquidificadores, sanduicheiras entre outros eletrodomésticos.
Vamos ver quanto tempo vai demorar para esse sistema ser implantado, espero que as pessoas não tentem conectar seus liquidificadores, sanduicheiras entre outros eletrodomésticos.
Vai funcionar mais ou menos assim:

Um comentário:
Demoro já para isso acontecer neste pais...
E a intenção é realmente ligar os eletrodomésticos na internet, já estamos vendo isso acontecer nas TVs! E ainda tem planos do tipo ligar a geladeira na internet, e quando o alimento "x" tiver acabando, já é lançado um pedido deste alimento no site do pão de açucar para você comprar, pois é, e eu não to viajando, joga no google para comprovar.. rsrsrs
Bjaum
Postar um comentário